Papa Francisco elogia quem trabalha na tributação de impostos

Para Francisco, todos devem pagar impostos.

O Papa Francisco elogiou, esta segunda-feira, as pessoas que trabalham na tributação de impostos, defendendo que estes são vitais para o funcionamento de uma sociedade justa.

"O seu trabalho parece ser ingrato …", começou por dizer o Papa, numa audiência à autoridade fiscal italiana, reconhecendo que a tributação é vista muitas vezes como “colocar as mãos nos bolsos de outras pessoas”.

Para Francisco, todos devem pagar impostos, sobretudo os mais ricos, para evitar que as pessoas mais pobres e desfavorecidas “sejam esmagadas pelos poderosos”.

“As autoridades fiscais são vistas, muitas vezes, de forma negativa, se não estiver claro onde e como é gasto o dinheiro público. Isto pode levar a suspeitas e descontentamento”, alertou, criticando depois o enriquecimento ilícito.

“Na realidade, a tributação é um sinal de legalidade e justiça”, disse o sumo pontífice, elogiando depois a “honestidade” daqueles que pagam os seus impostos.

 Francisco enalteceu ainda os trabalhadores do fisco, uma tarefa “fundamental” na garantia da “igualdade”, lembrando que São Mateus, apóstolo de Jesus, era um publicano, um cobrador de impostos nos tempos romanos.