Hoje foi um dia frutuoso para os judocas portugueses no Open de Praga. Jorge Fonseca, bicampeão mundial que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, precisou de apenas 19 segundos para bater o suíço Daniel Eich na final de -100kg, por ‘ippon’. Nas ‘meias’, Fonseca deixou para trás o sérvio Bojan Dosen, por ‘waza-ari’.
Assim, Fonseca saiu de Praga com o ouro, um resultado melhor que aquele conquistado pelo português Diogo Brites, que não passou da primeira ronda, derrotado pelo grego Panagiotis Papanikolaou.
Já na categoria -81kg, João Fernando conquistou a medalha de bronze na capital da República Chega. O judoca luso bateu o checo Jan Svoboda, por 'waza-ari' no combate pelo bronze, depois de ter sido eliminado nas ‘meias’ pelo canadiano Mohab Elnahas, que acabou por conquistar o ouro nessa categoria.
Ainda nos -81kg, Manuel Rodrigues não passou da segunda ronda. Já nos -70kg, Joana Crisóstomo ficou-se pelo sétimo lugar, derrotada pela sueca Ida Eriksson nos quartos de final, seguindo-se nova derrota com a dinamarquesa Laerke Olsen, na repescagem.
Portugal saiu da capital checa com quatro medalhas: o ouro de Jorge Fonseca e os bronzes de João Fernando, Rodrigo Lopes e Francisco Mendes, sendo que os últimos dois conquistaram estas medalhas no sábado, na categoria -60 kg.