Foi nomeado para Vice-Procurador-Geral da República o Procurador-Geral Adjunto Carlos Adérito Teixeira, informou esta terça-feira o Ministério Público num comunicado enviado às redações.
"A deliberação foi tomada, esta terça-feira, em sessão plenária, presidida pela Procuradora-Geral da República", lê-se na nota.
Carlos Adérito Teixeira nasceu em 1963, em Castro Daire, tendo-se licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa em 1987. Onze anos depois, concluiu o mestrado em Ciências Jurídico-Criminais na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Frequentou ainda o Centro de Estudo Judiciários (CEJ) em 1988 e ingressou na magistratura do Ministério Público, tendo estado colocado nas comarcas de Cascais, Portalegre e Barreiro, bem como no DIAP de Lisboa.
Em agosto 2007 foi promovido a Procurador da República, tendo desempenhado funções de coordenação, designadamente, no DIAP da Grande Lisboa Noroeste, do qual foi diretor, em 2011 e 2012.
Também no CEJ foi docente, tendo sido diretor da Revista do Centro de Estudos Judiciários. É autor de mais de duas dezenas de textos jurídicos.
Já em fevereiro deste ano foi promovido a Procurador-Geral Adjunto.
Desempenhou, desde março de 2013, as funções de Secretário-Geral da Procuradoria-Geral da República.