Um homem de 35 anos foi detido, esta segunda-feira, por tráfico de estupefacientes e por posse de arma proibida em Almeirim, no distrito de Santarém.
A detenção ocorreu durante uma investigação que visava a posse de "cães de raça potencialmente perigosa fora das condições legalmente previstas", indica a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado divulgado ontem.
"Os militares da Guarda encetaram diligências de investigação e deram cumprimento a um mandado de busca domiciliária, tendo sido detetado diverso produto estupefaciente" e vários materiais: 905 doses de MDMA; 348 doses de haxixe; 33 doses de canábis; 11 pés de canábis; cinco catalisadores de automóvel; três frascos de fertilizante líquido; uma pistola de alarme modificada para o calibre 6,35 mm; uma pistola de dardos tranquilizantes; 226 munições de diversos calibres; dois engenhos pirotécnicos; um sabre e ainda um telemóvel.
A GNR também revela que foram elaborados cinco autos de contraordenação, "dois no âmbito da detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos, enquanto animais de companhia, e três no âmbito de legislação ambiental".
Os cães foram levados para o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) de Almeirim.
O detido, com antecedentes criminais por homicídio, esteve presente na terça-feira ao Tribunal Judicial de Almeirim, tendo sido aplicada a medida de coação de "apresentações três vezes por semana no posto policial da sua área de residência, proibição de posse de armas e acompanhamento na Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência".