Uma rulote de hambúrgueres da empresa The Otley Burguer Company, no Reino Unido, foi repreendida pela entidade supervisora da publicidade no Reino Unido depois de, no passado dia 27 de março (dia da mãe no Reino Unido), ter publicado um anúncio nas redes sociais, onde se podia ler "Com hambúrgueres tão bons vai deixar os filhos em casa. O que é que pode acontecer de mau?" com a imagem de Madeleine e Kate McCan a acompanhar.
O mesmo anúncio tinha também a imagem de um homem a correr com a fotografia de Maddie nas mãos, seguida da frase: "Feliz Dia das Mães para todas as mães".
A Advertising Standards Authority (ASA) pediu às redes sociais Twitter, Instagram, e Facebook para remover o conteúdo e suspender a conta da empresa, contudo, algumas das imagens continuam disponíveis.
Em comunicado, a ASA afirma que “qualquer referência a uma criança desaparecida provavelmente seria angustiante e que, no contexto de um anúncio promovendo uma empresa de hambúrgueres, o incómodo causado era injustificado”, considerando que as imagens “trivializaram ainda mais as circunstâncias que rodearam o desaparecimento de Madeleine e banalizaram uma notícia angustiante sobre relatos de sequestro de crianças e crimes graves”.
Recorde-se que Madeleine McCann desapareceu a 3 de maio de 2007, aos três anos, do quarto onde dormia com os irmãos gémeos – mais novos – num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia da Luz, no Algarve.