Os testes de despistagem à covid-19 realizados em farmácias e laboratórios deixam este domingo de ser gratuitos, devido à "evolução positiva" da pandemia no país.
De acordo com uma norma da Direção-Geral da Saúde, devido à pandemia estar a evoluir favoravelmente em Portugal e à elevada taxa de vacinação, é possível progredir para medidas de saúde pública mais focadas na prevenção da doença grave,o que inclui a estratégia de testagem ao novo coronavírus.
Esta estratégia é agora mais focada no diagnóstico de pessoas sintomáticas e no rastreio em locais de especial risco, como é o caso das unidades de saúde e das instituições onde se encontra uma população especialmente vulnerável.
Recorde-se que a comparticipação dos testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional tinha cessado em outubro do ano passado, numa altura em que Portugal estava perto de atingir 85% da população totalmente vacinada, mas a medida foi depois reativada devido ao aumento de casos de covid-19, assim como dos internamentos.