Vários serviços ligados ao Ministério da Justiça (MJ), como tribunais, registos e notariado, estão com os sistemas em baixo devido a uma falha nas comunicações.
"Trata-se de um problema de comunicações que está a afetar o acesso aos sistemas e que estamos a procurar solucionar com a maior brevidade possível. Nos Registos, o pedido, renovação e entrega do Cartão de Cidadão continua disponível 'offline'", explicou o ministério, citado pela agência Lusa.
Fonte judicial revelou que profissionais que trabalham nos tribunais "não conseguem aceder aos 'emails', aos ofícios ou fazer qualquer comunicação por via eletrónica". A mesma fonte acrescentou, também à agência Lusa, que os funcionários se aperceberam dos problemas técnicos logo que chegaram ao posto de trabalho.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) já confirmou que tem estado a receber queixas sobre o facto de as conservatórias estarem sem acesso às aplicações informáticas, internet e email.
"Para o STRN é lamentável que situações destas aconteçam cada vez com mais frequência, mesmo porque não se pode falar numa verdadeira transição digital quando as aplicações estão datadas e os equipamentos são obsoletos", referiu o sindicato.