Várias cidades costeiras à volta da China começaram a fazer testes de despiste ao covid-19 aos pescadores, mas também aos peixes vivos para atenuar a propagação da variante Ómicron, altamente contagiosa.
“Nós testamos ao mesmo tempo humanos e aquilo que eles capturaram”, disse um membro do Departamento Municipal de Desenvolvimento Oceânico de Xiamen, citado pela imprensa local.
Catch of the day! It doesn't matter if you're young or old, fish or crab – can't escape China's zero-covid policy and the nucleic acid tests. pic.twitter.com/stoqsGyYf1
— Manya Koetse (@manyapan) August 17, 2022
A testagem não está decorrer apenas em Xiamen. “Não somos o único lugar a fazer isto. Aprendemos a lição com [a província de] Hainan, que está a testemunhar um grave surto. Dizem que pode ter sido desencadeado pelo comércio de produtos marinhos entre pescadores locais e os seus colegas estrangeiros”, afirmou a mesma fonte.
Também no fim de semana passado, o jornal oficial da província de Hainan Daily, no sul, informou que trabalhadores médicos da cidade de Danzhou testaram peixes em barcos de pesca, após a cidade ter entrado em confinamento para combater um surto que se alastrou na zona.