Sanna Marin, a primeira-ministra da Finlândia, foi filmada a dançar e cantar em festas, estando agora envolvida em uma nova polémica, com a oposição a tecer duras críticas e a exigir que a reponsável faça um teste de deteção de drogas.
Depois do assunto ter 'explodido' na imprensa finlândesa, Sanna Marin, em conferência de imprensa dada na manhã desta quinta-feira, disse não ter "nada a dissimular ou a esconder".
“Dancei, cantei, celebrei, fiz coisas que são legais", deixou claro a primeira-ministra, acrescentando que como os vídeos são "privados e publicados num evento privado" confiou que "não seriam publicados".
Marin parece não se sentir intimidada com o escrutínio e com a polémica, assegurando que irá "ser exatamente a mesma pessoa" que foi até agora, esperando "que isso seja aceite".
Finland’s Prime Minister @MarinSanna is in the headlines after a video of her partying was leaked today.
She has previously been criticized for attending too many music festivals & spending too much on partying instead of ruling.
The critics say it’s not fitting for a PM. pic.twitter.com/FbOhdTeEGw
— Visegrád 24 (@visegrad24) August 17, 2022
A oposição do Governo, porém, não deixou escapar o caso para criticar o comportamento da primeira-ministra, com Riikka Purra, líder do principal partido da oposição, a exigir que faça um teste voluntário de despistagem às drogas, uma ideia também apoiada Mikko Kärnä, do Partido de Centro: "As pessoas também devem poder esperar isto da sua primeira-ministra".
Em resposta, Marin nega qualquer consumo de drogas, sem contar com o álcool, e mostrou-se favorável ao teste: "Não tenho nada a esconder".
Os vídeos começaram a circular rapidamente nas redes sociais e também pelo jornal finlandês Iltalehti, em que também aparecem várias figuras públicas: o deputado social-democrata finlandês Ilmari Nurminen, presidente da Câmara Municipal de Tampere, a cantora finlandesa Alma e a irmã, Anna, a fotógrafa Janita Autio, a apresentadora Tinni Wikström, a locutora Karoliina Tuominen e o estilista Vesa Silver. A data exata de quando as imagens foram filmadas não é conhecida até agora.