Um homem de 35 anos ficou gravemente ferido na sequência de um acidente de trabalho que ocorreu esta sexta-feira nas obras de construção da ferrovia no concelho de Alandroal, em Évora. A vítima precisou de ser helitransportada para Lisboa.
Segundo disse o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora à agência Lusa, o homem foi levado de helicóptero para o Hospital de São José.
Devido às circunstâncias do acidente, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) adiantou à mesma agência que vai abrir um inquérito para averiguar as causas do mesmo.
"A ACT vai deslocar uma equipa ao local do acidente [para] averiguar as causas do acidente de trabalho e verificar se houve falhas no cumprimento das medidas de segurança e saúde", detalhou a fonte.
O alerta para o acidente foi recebido pelas autoridades às 13h11, tendo ocorrido junto à Estrada Nacional 373 (EN373), ao quilómetro 43,4, "na zona do Viaduto de Mures, em construção, da linha ferroviária", de acordo com o CDOS.
A Infraestruturas de Portugal também verificou que o acidente ocorreu na zona de construção deste viaduto, integrado na empreitada de construção do troço da ferrovia Alandroal – Linha do Leste (Elvas), futuro Corredor Internacional Sul.
Segundo o relato da fonte do CDOS, várias estruturas “caíram em cima do trabalhador”, tendo sido possível resgatá-lo, ainda que com “ferimentos graves”.
No terreno, estiveram envolvidos 13 operacionais, apoiados por quatro viaturas e também um helicóptero, incluindo meios dos bombeiros, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), de acordo com o CDOS.
De recordar que em setembro do ano passado também ocorreu um acidente de trabalho nas obras de construção da ferrovia na zona da EN373, em Alandroal, mas, dessa vez, o trabalhador morreu.
O homem, de nacionalidade espanhola, foi atropelado por uma máquina no troço entre Alandroal e Juromenha, revelaram na altura fontes dos bombeiros e da GNR.