Pessoas com mais de 50 anos vão poder levar vacina contra covid-19 em breve, anunciou a secretária de Estado da Promoção da Saúde.
"Essa medida vai ser anunciada pela Direção-Geral da Saúde em breve", confirmou Margarida Tavares, numa entrevista ao Público, na qual deixou o apelo para que os mais velhos não deixem de se vacinar.
A estratégia da DGS, de vacinar apenas as pessoas a partir dos 60 anos até dezembro, "foi mais cautelosa", pois a prioridade eram classes etárias de maior risco, no entanto a idade para a vacinação vai baixar para os 50 anos dentro em breve, explicou a governante.
Confrontada com uma taxa de vacinação nas pessoas acima dos 80 anos abaixo dos 70%, a secretária de Estado reconheceu que os números estão aquém do que o Governo gostaria.
"Gostaríamos que fosse mais e faço aqui um apelo a todas as pessoas mais velhas: não deixem de se vacinar", sublinhou.
Sobre o inverno, admitiu que "não vai ser fácil", nomeadamente devido à circulação, em simultâneo, do vírus que provoca a covid-19, do da gripe e do vírus sincicial respiratório.
"Como infecciologista, sabia que, volvido algum tempo, estaríamos a assistir a uma dinâmica dos vírus respiratórios que foi totalmente alterada e não me surpreende nada que o vírus sincicial respiratório se tenha antecipado e que os casos de gripe sejam mais precoces", afirmou.
Em relação à reunião de peritos, agendada para sexta-feira no Infarmed, Margarida Tavares disse que será “apenas um momento de reflexão e transparência", não devendo ser tomadas novas medidas de contenção.