Foram contabilizadas, até à data, em Portugal, 948 infeções por Monkeypox.
A informação foi avançada esta quinta-feira através de um comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde, onde faz um balanço dos seis meses de resposta ao surto em Portugal e agradece o "elevado compromisso da comunidade e da saúde pública".
Apesar dos quase 950 casos registados, apenas um o foi neste mês, sendo notável a tendência decrescente desde a administração das vacinas de proteção.
"A partir de julho, disponibilizou-se a vacina, inicialmente apenas para contactos de casos, dada a escassez do número de vacinas a nível global, e posteriormente esta foi sendo alargada a outras pessoas em maior risco", lê-se na nota, que informa ainda que foram, até hoje, vacinadas 1.190 pessoas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a resposta ao surto reforçou a importância da colaboração entre os profissionais de saúde, as associações de base comunitária, as pessoas e os setores mais afetados pela infeção.
A nota informa também que "a vacina para Monkeypox mantém-se com marcação prévia, mediante o cumprimento de critérios de elegibilidade".