Duas crianças morreram e seis ficaram feridas depois de um autocarro bater deliberadamente contra uma creche em Laval, no Quebec, Canadá.
De acordo com declarações do chefe de polícia de Laval, Pierre Brochet, à AFP, o motorista já foi preso, acreditando a autoridade que o ataque foi deliberado apesar de não se saber, para já, o motivo.
O ofensor, com 51 anos, foi detido pouco depois do embate, por "homicídio e condução perigosa", não tendo antecedentes criminais.
O acidente ocorreu pelas 8h30 de quarta-feira (13h30 em Portugal), hora em que muitos pais levavam as crianças à creche.
Foram estes e um vizinho, de acordo com testemunhas, que imobilizaram o homem, que se encontrava "agitado" e "meio nu".
Hamdi Ben Chaabane, o vizinho que ajudou a dominar o homem, disse à Radio Canadá que o motorista abriu a porta e "tirou as roupas todas".
"Estava completamente nu. 'Mergulhamos' nele para controlá-lo", afirmou ainda, precisando que o o homem estava "noutro mundo, não paráva de gritar" e que "não dizia palavras".
Ao final da tarde de ontem, permanecia em torno da creche um perímetro de segurança, assim como o autocarro junto do edifício, cujo telhado desabou em parte.
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, afirmou que estava arrasado e que este "é o maior pesadelo imaginável para qualquer pai".