Taxa de desemprego mantém mínimo histórico pelo sexto mês consecutivo

A taxa de desemprego no conjunto dos países da OCDE fixou-se em 4,9% em dezembro.

A taxa de desemprego no conjunto dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) manteve os mínimos históricos em dezembro, mantendo-se nos 4,9%. É a taxa mais baixa desde que estes dados são recolhidos pela organização, desde 2001.

No entanto, a OCDE diz que “esta taxa média mascara grandes diferenças entre os países com nove países perto de recordes de baixa em dezembro, incluindo Canadá, França, Alemanha e Estados Unidos”.

O número de trabalhadores desempregados na OCDE caiu para 33,9 milhões, “o menor nível anual desde o início da série”, e o número de trabalhadores desempregados atingiu níveis recorde na Polónia, Eslovénia e Estados Unidos.

A taxa de desemprego da OCDE permaneceu estável para mulheres no mês em análise, em 5,2% e 4,7%, respetivamente. E o mesmo aplica-se aos trabalhadores mais jovens e aos trabalhadores com idade igual ou superior a 25 anos.

Na União Europeia e na zona euro, a taxa de desemprego manteve-se também em mínimos históricos de 6,1% e 6,6%, respetivamente. A taxa de desemprego manteve-se estável ou diminuiu em mais de 70% dos países da área do euro, com a maior descida observada na Áustria.

Em Portugal a taxa de desemprego passou de 5,9% em julho para 6,7% em dezembro, mais 0,8 pontos, sendo o país da OCDE onde a taxa de desemprego mais aumentou entre julho e dezembro de 2022, mais oito décimas.