Dois homens foram acusados pelo Ministério Público (MP) de matar um idoso de 83 anos no Bairro Pinheiro Torres, no Porto, em novembro de 2021.
Segundo um comunicado da Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P), os homens estão acusados do crime de homicídio qualificado mas também de um crime de roubo agravado – este, em conjunto com outros dois homens.
Os quatro suspeitos foram detidos 2022 e os dois acusados de homicídio aguardam julgamento em prisão preventiva, estando os outros dois em liberdade.
De acordo com a acusação do MP, um dos suspeitos sabia que o idoso, de 83 anos, residia com a esposa, de 92, e que esta estava acamada e tinha "avultadas" quantias de dinheiro em casa dado fazer empréstimos com frequência, motivo pela qual combinou com os outros três arguidos apoderarem-se do dinheiro e bens deste.
Assim, a 19 de novembro do ano passado, os quatro suspeitos ter-se-ão deslocado à casa da vítima, tendo dois deles ficado no carro para "fugir rapidamente" e os outros dois entrado na habitação, uma vez que um deles era conhecido da vítima.
Já no interior da habitação, os alegados homicídias agrediram o idoso a murro e amordaçaram-no, amarrando-o com toalhas e colocando-o na casa de banho sem que se pudesse mexer e respirar normalmente.
De seguida, os arguidos remexeram nas gavetas da casa, levando dinheiro e outros bens, e abandonaram a residência, "conscientes de a vítima iria falecer", considera o MP.
A morte do idoso terá sido provocada pela "atuação dos arguidos e asfixia mecânica por obstrução da via aérea com oclusão glótica por prótese dentária".