O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, informou esta sexta-feira que a Finlândia vai juntar-se à Aliança Atântica nos próximos dias. O anúncio surge na sequência da aprovação do pedido de adesão por parte da Turquia.
Jens Stoltenberg afirmou, na rede social Twitter, que está “ansioso por levantar a bandeira da Finlândia na sede da NATO nos próximos dias", acrescentando: “Juntos somos mais fortes e seguros”.
I congratulated President @niinisto on the completion of the historic ratification of #Finland’s accession. I look forward to raising #Finland’s flag at #NATO HQ in the coming days. Together we are stronger & safer.
— Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) March 31, 2023
A Finlândia, à semelhança do seu país vizinho, a Suécia, iniciou o seu processo de adesão à aliança militar, no seguimento da invasão da Ucrânia por parte da Rússia. O Parlamento finlandês aprovou a entrada do país nórdico com 184 votos a favor e sete contra. Uma decisão histórica que pôs fim a décadas de neutralidade.
Apesar de ter sido aprovada a adesão da Finlândia, o pedido da Suécia continua bloqueado. Tanto Budapeste quanto Ancara ainda não deram luz verde.