Finlândia dá 78 milhões de euros à Ucrânia para formar militares

O ministério finlandês sublinhou que o objetivo da Missão é proporcionar “treino básico e especializado a 30.000 soldados ucranianos”.

A Finlândia anunciou, esta sexta-feira, um novo pacote de ajuda de 78 milhões de euros à Ucrânia, que inclui a entrega de equipamento para a formação de militares ucranianos, com o objetivo de proporcionar "treino básico e especializado a 30.000 soldados ucranianos".

"A Finlândia vai fornecer equipamento defensivo para o treino dos soldados ucranianos no âmbito da Missão de Assistência Militar da União Europeia (UE) de apoio à Ucrânia (EUMAM, na sigla em inglês)", disse o Ministério da Defesa finlandês num comunicado.

O ministro da Defesa da Finlândia, Antti Kaikkonen, afirmou que "a Ucrânia precisa de vários tipos de apoio".

"Participamos na missão da UE a treinar soldados ucranianos e com a assistência militar necessária", enfatizou o ministro.

Helsínquia acrescentou que este é o 15.º pacote de ajuda militar para a Ucrânia, especificando que o valor de todos os pacotes de assistência atribuídos a Kiev já ultrapassa os 990 milhões de euros.

A guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia mergulhou a Europa naquela que é considerada a pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).