O envio pelo Ocidente de caças F-16 para a Ucrânia é uma "escalada inaceitável" afirmou durante uma entrevista o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov.
"Claro que é uma escalada inaceitável" da tensão, disse o chefe da diplomacia russa, acrescentando que acreditava que no Ocidente "existem pessoas razoáveis que entendem isso".
O russo destacou ainda que "quem manda são Washington, Londres e os seus satélites que estão dentro da União Europeia (UE), em primeiro lugar os países bálticos e a Polónia", afirmando ainda estes países são os que "cumprem no terreno a tarefa que os Estados Unidos estabeleceram: enfraquecer a Rússia e dar-lhe uma derrota estratégica".
Lavrov chamou a atenção para o facto de "nos círculos de cientistas políticos do ocidente, já se falar na descolonização da Rússia".
"Estão a referir-se a uma divisão da Rússia. É brincar com fogo. Sem dúvida. Estou confiante de que pessoas sensatas finalmente começarão a parar de apoiar de todo o coração o regime neonazista que o próprio Ocidente criou", reforçou o ministro.