Transporte público, sinónimo de cidades sustentáveis

O transporte público é um pilar fundamental para cidades alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável, que esta semana se celebram em todo o mundo

por Maria de Albuquerque
​Vice-Presidente da CARRIS e Chairwomen da Divisão de Autocarros da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP)

 

Num momento em que se assinalam os 50 anos da declaração do Dia Mundial do Ambiente, pela ONU, importa refletir sobre a mobilidade urbana e o seu contributo para tornar as cidades mais sustentáveis.

O transporte público desempenha um papel fundamental na construção de cidades felizes. Interliga pessoas, comunidades e fortalece o tecido social. Em tempos de crescente desigualdade social, contribui para construir pontes, tornando as viagens acessíveis, oferecendo oportunidades iguais e garantindo o acesso a serviços essenciais como escolas, hospitais e locais de trabalho. Hoje, em Lisboa, qualquer jovem estudante ou pessoa com mais de 65 anos tem acesso gratuito a toda a rede de transporte público. Comparando com o verão de 2022, altura em que esta medida foi introduzida, a utilização da rede da CARRIS pelos grupos beneficiários mais do que duplicou. Isto significa que o transporte público respondeu em dobro às necessidades de deslocação destas pessoas, facilitando as suas vidas.

Mas se o que nos move é garantir mobilidade para todos, não menos importante é refletir sobre os inúmeros ganhos do recurso ao transporte público. Andar de transporte público é contribuir para uma cidade mais sustentável e eficiente. De forma gradual, mas consistente, os transportes públicos de Lisboa têm vindo a recuperar os passageiros que ‘perderam’ durante a pandemia. Ao longo dos primeiros cinco meses do ano, a CARRIS já transportou mais 8,5 milhões de passageiros do que no mesmo período do ano passado. Se imaginarmos que a CARRIS não estava disponível, e que metade destas pessoas optaria pelo automóvel, teríamos mais de 4 milhões de viagens adicionais de carro (em linha com a repartição atual das viagens por modos de transporte em Lisboa), pelo que teríamos menos espaço para usufruir da cidade, mais ruído e pior qualidade do ar.

Defender o transporte público é lembrar que a CARRIS conseguiu, em 2022, pelo 3.º ano consecutivo, um nível de satisfação dos seus clientes superior a oito (num máximo de 10), mas é também reconhecer que é preciso fazer mais. Para isso, estamos a investir, este ano, mais de 70 milhões de euros na melhoria da oferta, com a aquisição de 88 novos autocarros (59 dos quais com zero emissões poluentes) e 15 novos elétricos articulados. Estamos também a investir 5 milhões de euros em novas tecnologias e melhores formas de acesso ao transporte pelos nossos clientes, modernizando o serviço e continuando a elevar os padrões de desempenho, para que andar de transporte público seja cada vez mais simples.

Em síntese, o transporte público é um pilar fundamental para cidades alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável, que esta semana se celebram em todo o mundo. Valorizá-lo e investir nele torna-se, assim, absolutamente necessário. É por isso que esta semana nos juntámos a milhares de especialistas de todo o mundo, no congresso mundial do setor, para debater formas de melhorar o transporte público, mas também para, em conjunto, subscrevemos a Declaração ‘We stand for public transport’, na defesa de melhores cidades para todos.