A Polícia Judiciária, realizou uma operação no âmbito de uma investigação sobre a prática de vários crimes de extorsão, que culminou na detenção de cinco pessoas e em cinco buscas domiciliárias.
A investigação começou no ano passado e em causa está o ‘sextortion’, que se inicia com a abordagem da vítima, através das redes sociais e, “após conversações mantidas online, as vítimas são convidadas a partilhar conteúdos íntimos (imagens ou vídeos) através das redes sociais ou de videochamadas”, explicou a PJ.
Depois de estarem na posse dos conteúdos que pediam, os criminosos exigiam o pagamento de determinada quantia monetária, sob ameaça de divulgação dos mesmos, junto de familiares, amigos e contactos profissionais.
Duas dezenas de investigadores e peritos participaram desta operação.
“As buscas e detenções ocorreram na região de Lisboa e do Porto, tendo sido apreendido equipamento informático, documentação bancária, dinheiro e cartões bancários de contas abertas em nome de terceiros, utilizadas como contas de destino, para branqueamento de capitais”, acrescentou a PJ.
Foram ainda apreendidas duas armas ilegais.
Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial de arguido detido, para aplicação de medidas de coação tidas por adequadas.