Ex-funcionários dos EUA terão tido reunião secreta com ministro russo

Administração norte-americana liderada pelo Presidente Joe Biden teve conhecimento destas conversações, mas segundo as fontes da NBC, não foram realizadas sob as suas ordens. 

A estação de televisão NBC avançou esta quinta-feira que alguns ex-funcionários dos Estados Unidos mantiveram conversas secretas com cidadãos russos ligados a Moscovo – incluindo o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, para discutir o futuro da Ucrânia.  

Segundo o canal, encontro com Lavrov aconteceu em Nova Iorque, em abril passado, e durou várias horas, e estiveram presentes Richard Haass, um diplomata veterano que em junho deixou o cargo de presidente do Conselho de Relações Internacionais, um importante 'think tank' de Washington especializado em política externa, Charles Kupchan, especialista em assuntos europeus, e Thomas Graham especialista em assuntos russos, ambos ex-funcionários da Casa Branca. 

A administração norte-americana liderada pelo Presidente Joe Biden teve conhecimento destas conversações, mas segundo as fontes da NBC, não foram realizadas sob as suas ordens. 

Terão sido discutidos temas como  destino dos territórios ocupados por Moscovo e que Kiev poderá nunca libertar, bem como a procura de uma solução diplomática para o conflito em curso desde fevereiro de 2022.