Turquia quer iniciar “nova era” de colaboração com Estados Unidos

Erdogan confessou que “está na altura” de os dois chefes de Estado se reunirem com mais frequência, acrescentando que esta nova era de colaboração entre os Estados Unidos e a Turquia deverá durar cinco anos, período para o qual foi reeleito no cargo de Presidente, em recentes eleições.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, revelou ao seu homólogo norte-americano, Joe Biden, que pretende começar uma "nova era" de colaboração com os Estados Unidos.

Erdogan confessou que "está na altura" de os dois chefes de Estado se reunirem com mais frequência, acrescentando que esta nova era de colaboração entre os Estados Unidos e a Turquia deverá durar cinco anos, período para o qual foi reeleito no cargo de Presidente, em recentes eleições.

Face a esta decisão da Turquia, o Presidente dos Estados Unidos agradeceu a Erdogan pela coragem que demonstrou ao desistir de se opor à entrada da Suécia na NATO.

"Quero agradecer-lhe pela sua diplomacia e coragem. E quero agradecer-lhe pela sua liderança", disse Biden ao seu homólogo turco.

A reunião entre os dois polítocos aconteceu durante a cimeira da NATO, que decorre entre terça e quarta-feira na Lituânia, e depois de Erdogan ter decidido desbloquear a entrada da Suécia na Aliança Atlântica, processo que bloqueou por vários meses.