Governo francês anuncia mobilização “excecional” de polícia

Esta mobilização vai ser semelhante à praticada durante os tumultos urbanos que agitaram recentemente o país, e será integrada por unidades de elite da polícia e da guarda nacional, apoiadas por veículos blindados.

Vai acontecer uma mobilização excecional de 45 mil polícias nos dias 13 e 14 de julho face ao risco de desordens e protestos durante as celebrações da festa nacional, anunciou o governo francês.

Esta mobilização vai ser semelhante à praticada durante os tumultos urbanos que agitaram recentemente o país, e será integrada por unidades de elite da polícia e da guarda nacional, apoiadas por veículos blindados.

Estas medidas poderão prolongar-se até à noite do próximo sábado, implicando uma mobilização total de 130 mil polícias e guardas nacionais durante os três dias, numa altura em que também foi anunciada a mobilização de milhares de bombeiros, anunciou o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin.

O político considerou que estas medidas pretendem evitar um ressurgimento da "extrema violência" que durante uma semana abalou a França após a morte de um adolescente pela polícia em 27 de junho.