Um juiz federal dos Estados Unidos bloqueou a lei que permite às autoridades da imigração negarem asilo aos migrantes que chegarem à fronteira com o México, sem se terem candidatado em linha ou pedido proteção em um dos países de passagem.
Contudo, o juiz Jon Tigar adiou o momento da aplicação da sua decisão, o que irá permitir que o governo do presidente Joe Biden recorra.
Esta ordem impede a aplicação de um instrumento importante criado pelo governo de Biden quando as restrições ao asilo decorrentes do combate ao novo coronavírus expiraram em maio.
Desde o início de 2020, com o argumento de prevenir a disseminação do covid-19, os EUA expulsaram milhões de pessoas, ao abrigo do designado Título 42.
Este novo enquadramento impõe limitações severas aos migrantes que procuram asilo, apesar de ter espaço para exceções e não se aplica a crianças que viajem sozinhas.
Os grupos de defesa dos direitos dos migrantes que recorreram à justiça argumentaram que esta legislação viola a lei que protege o direito ao asilo, independentemente da forma como a pessoa entra no país.