Itália vai declarar estado de emergência em várias regiões devido a incêndios e tempestades

O estado de emergência também será declarado na Sicília, onde cerca de 4.000 operacionais estão a combater os incêndios e perto de 2.000 pessoas tiveram de ser retiradas de casa.

O Governo italiano vai declarar, esta quarta-feira, estado de emergência em várias regiões que foram afetadas em grande escala por violentas tempestades e por incêndios.

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, as regiões da Lombardia, Veneto, Emilia Romagna e Friuli-Venezia Giulia foram afetadas por fenómenos climáticos extremos nos últimos dias, como tempestades, ciclones e granizo, que provocaram a morte de duas pessoas devido à queda de árvores.

O estado de emergência também será declarado na Sicília, onde cerca de 4.000 operacionais estão a combater os incêndios e perto de 2.000 pessoas tiveram de ser retiradas de casa, a maioria delas de áreas montanhosas ao redor de Palermo. Os fogos também estão a afetar amplas áreas da província de Enna, no interior da ilha.

As autoridades de saúde pediram às pessoas que não saiam de casas porque o ar está irrespirável devido ao fumo e às cinzas que estão a cair de forma contínua na região.