Taiwan realizou um exercício militar no aeroporto internacional de Taoyuan, que serve a capital Taipé, simulando um ataque de tropas da República Popular da China.
Esta iniciativa, a primeira simulação que acontece deste estilo, integra a semana de exercícios anuais 'Han Kuang' (Glória de Han), que este ano incluem a proteção de aeroportos civis, numa altura em que Pequim intensifica a pressão militar e política sobre a ilha.
O tráfego aéreo foi interrompido durante aproximadamente meia hora enquanto dezenas de soldados lutavam contra "inimigos" que chegavam em helicópteros de ataque à pista do aeroporto.
A polícia e os bombeiros do aeroporto fizeram parte desta operação que, segundo o Governo, visa combinar forças civis e militares para proteger infraestruturas críticas.
"Devemos partir do conceito de 'defender a sociedade como um todo', integrar e utilizar os recursos do exército, do Governo central, dos governos locais e dos setores civis, e coordenar todas as unidades para que trabalhem em conjunto", afirmou a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.