Vinte e sete concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Guarda e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Em Faro, os concelhos de Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Portimão e Monchique continuam em risco máximo de incêndio, o mesmo que se aplica nos concelhos alentejanos de Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa e Gavião, todos no distrito de Portalegre.
Na região Centro, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Fundão, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei (distrito de Castelo Branco), bem como os concelhos de Mação, Sardoal, Abrantes, Chamusca, Constância, Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere (Santarém), e o da Guarda (capital de distrito) estão em perigo máximo.
Grande parte do interior norte e do restante território do centro do país estão em perigo muito elevado (municípios dos distritos de Vila Real, Bragança, Coimbra, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Santarém), e ainda alguns concelhos dos distritos de Leiria, Lisboa, Beja, Portalegre e Faro.
O IPMA alerta ainda para o perigo elevado de incêndio em praticamente todo o restante Alentejo e em municípios dos distritos de Aveiro, Porto e Vila Real.