Uma ativista da Greve Climática Estudantil foi detida, esta sexta-feira, pela polícia, enquanto participava na manifestação, que decorre à porta do Ministério Público de Oeiras.
A detenção da jovem aconteceu enquanto estava na manifestação, em solidariedade com as ativistas detidas na quinta-feira por bloquearem a entrada do Conselho de Ministros.
A ativista saiu da zona onde estava autorizada a permanecer e, juntamente com outros manifestantes, tentou bloquear a rua, levando a polícia a colocar grades para restringir os movimentos dos jovens em protesto, que se encontram no passeio do edifício do Ministério Público.
Alguns manifestantes procuraram sair do perímetro da manifestação e passar para o passeio do outro lado da rua, levando a polícia a recorrer a alguma força física para os obrigar a recuar.
A manifestante que foi detida estava no passeio a fazer vídeos para as redes sociais da Greve Climática Estudantil e resistiu às tentativas da polícia de a fazer voltar ao perímetro da manifestação, pelo que um dos agentes acabou por algemar e deter a jovem.
Os manifestantes estão frente ao Ministério Público desde as 10h00, quando começaram a chegar as ativistas detidas na quinta-feira e que esta sexta-feira estão a ser ouvidas por um juiz.