A seleção portuguesa de futebol subiu um lugar no ranking FIFA, ocupa agora o oitavo lugar, que era da Itália, que caiu para nono, numa lista liderada pela Argentina, divulgou esta quinta-feira o organismo.
As seis vitórias seguidas na fase de qualificação asseguraram a subida de uma posição, a única alteração no top 10, com França, no segundo lugar, e o Brasil, no terceiro, a fecharem o pódio, atrás dos argentinos.
A seleção das quinas é a sexta melhor equipa europeia, à frente de Itália, Espanha e Alemanha, que aparece em 15.º lugar.
Entre as seleções lideradas por técnicos portugueses, o Egito, de Rui Vitória, desceu para 35.º, a Nigéria, de José Peseiro, também caiu, para 40.º, e o Qatar, de Carlos Queiroz, baixou para 61.º.
O Bahrain, de Hélio Sousa, manteve a 86.ª posição, com o Togo, de Paulo Duarte, a continuar fora do top 100, apesar de uma ligeira subida, para 119.º.
Entre os países de língua oficial portuguesa, com exceção do Brasil, Cabo Verde continua o mais bem posicionado, no 71.º posto, mas foi a Guiné-Bissau que protagonizou uma das maiores subidas, ao ganhar seis lugares, estando agora em 106.º.