Numa operação internacional conjunta, na qual a Polícia Judiciária participou, a Polícia Nacional de Espanha conseguiu apreender uma tonelada de cocaína que era transportada num barco de pesca a cerca de 600 milhas de cabo verde.
Na investigação, participou ainda a agência norte-americana de combate ao tráfico de droga, a DEA, e a Marinha da Alfandega espanhola. No âmbito da operação, acabaram detidos os seis tripulantes da embarcação, que navegava sem bandeira e com alegado destino a Espanha.
A polícia espanhola afirmou, esta quinta-feira, que a “investigação é fruto dos canais internacionais existentes para a luta contra o tráfico de drogas”. As autoridades acrescentaram que foi a DEA quem alertou para o transporte de “uma grande quantidade de cocaína de um navio para o outro, em alto mar”.
A informação acabou por coincidir com outra que se encontrava na posse da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária, que iniciou assim um trabalho conjunto para conseguir localizar a cocaína.
A droga encontrava-se a bordo do barco de pesca ‘Mathieu’, registado em Georgetown (Guiana) e navegava sem bandeira. Por obrigação da lei marítima internacional, antes da abordagem ao barco, foi necessário pedir autorização ao país de origem para a abordagem.
A embarcação e os 40 fardos de cocaína que transportava na coberta de popa foram transportados para o porto de Arrecife, em Lanzarote. Os seis detidos, dois deles albaneses e os restantes da Guiana, vão ser presentes a juiz.