Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia participam, esta segunda-feira, numa cimeira surpresa em Kiev, na Ucrânia, para debater a guerra em curso no país.
Joseph Borrel, que também estará presente nesta sessão especial, foi quem avançou a informação através de um post na rede social X (antigo Twitter).
Estamos a convocar uma reunião histórica dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE aqui na Ucrânia, país candidato e futuro membro da UE. Estamos aqui para expressar a nossa solidariedade e apoio ao povo ucraniano”, escreveu Josep Borrell, na X.
Esta é a primeira reunião dos 27 Estados-membros na capital ucraniana e é também histórica por ser igualmente a primeira realizada fora da União Europeia.
Os ministros serão recebidos pelo homólogo Dmytro Kuleb. Vão reforçar o apoio ao pais, numa altura em que ainda não se iniciou o processo de adesão da Ucrânia à União Europeia.
O encontro político apenas foi divulgado hoje por motivos de segurança, razão que levou também a que não fosse anunciado o local da reunião.