SPAC aprova novo Acordo de Empresa para os pilotos da Portugália

“O novo AE estabelece condições de trabalho unificadas para os pilotos dentro do grupo TAP, algo que não se verificava desde a aquisição da Portugália pela TAP em 2007”, revela a estrutura sindical.

SPAC aprova novo Acordo de Empresa para os pilotos da Portugália

O SPAC (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil) realizou uma reunião com os pilotos da Portugália (PGA), na sexta-feira, para aprovação do novo Acordo de Empresa (AE). E revela que este acordo, fruto de negociações recentes com a administração da PGA, recebeu o apoio expressivo de 85% dos Pilotos presentes. 

“O novo AE estabelece condições de trabalho unificadas para os pilotos dentro do grupo TAP, algo que não se verificava desde a aquisição da Portugália pela TAP em 2007. Este novo modelo de trabalho está alinhado com os requisitos do plano de reestruturação da TAP até 2025, e estende aos pilotos da Portugália as mesmas metodologias de planeamento de trabalho, resultando em benefícios para os pilotos e para a empresa, mas também em substanciais melhorias operacionais”, revela em comunicado. 

O AE agora aprovado permite “atender às irregularidades operacionais de forma mais eficiente, possibilitando uma maior disponibilidade de pilotos para lidar com situações de atrasos e cancelamentos, agora mais frequentes do que nos passado, decorrentes das limitações do aeroporto de Lisboa e da fragilidade da frota da PGA face às exigências da rede TAP”. 

E acrescenta: “Além dos benefícios operacionais, em pouco tempo esta Administração conseguiu assegurar um ambiente de trabalho mais equilibrado, promovendo a justiça e a igualdade entre os Pilotos do grupo TAP, num feito sem precedentes até o momento”.