Morreu aos 105 anos empresário Pedro Teixeira Duarte

Em 2006 foi agraciado, pelo Presidente da República Jorge Sampaio, com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

O empresário Pedro Teixeira Duarte, filho de Ricardo Teixeira Duarte, responsável pelo início da atividade da construtora Teixeira Duarte, morreu, na quarta-feira, aos 105 anos.

“No passado dia 1 de novembro de 2023 – dia de todos os santos -, morreu o senhor engenheiro Pedro Pereira Coutinho Teixeira Duarte, facto que deixa de luto a empresa e cada um dos tantos que foram tocados, direta e indiretamente, por ele”, lê-se numa nota da empresa, divulgada esta sexta-feira.

Pedro Teixeira Duarte nasceu em 24 de agosto de 1918, na Lourinhã, e licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, tendo feito uma especialização especializou-se em geotecnia.

Na construtora Teixeira Duarte, desempenhou vários cargos, como diretor de obras de sondagens, diretor de obras e colaborador em estudos e projetos na área de geotecnia e engenharia de fundações, bem como diretor do setor de sondagens e, mais tarde, do parque e oficina de máquinas e equipamentos.

Aos 90 anos, em 2008, deixou de ter cargos de gestão ou função operacional na empresa, tendo sido substituído na presidência do Conselho de Administração pelo seu filho Pedro Calainho Teixeira Duarte.

Em 2006, Pedro Teixeira Duarte foi agraciado, pelo Presidente da República Jorge Sampaio, com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique.