O volume de encomendas enviadas na China durante o Dia dos Solteiros atingiu este ano um novo recorde. Naquele que é o maior período anual de consumo no país o aumento foi de 23,22% em relação ao ano anterior.
De acordo com o Departamento Estatal dos Correios, citado este domingo pela Xinhua, a agência de notícias oficial chinesa, as empresas de correio expresso trataram de 5,26 mil milhões de envios entre 1 e 11 de novembro.
O Dia dos Solteiros é assinalado a 11 de novembro – também conhecido como “duplo 11” -, mas, nos últimos anos, os retalhistas não limitaram as ofertas a esse único dia. As campanhas começaram entre o meio e o final de outubro.
No sábado, as empresas de distribuição recolheram 639 milhões de encomendas, quase o dobro do volume habitual e mais 15,76% do que em 2022.
Um inquérito da consultora norte-americana Bain and Co., divulgado a semana passada pelos meios de comunicação social da China, revelou que mais de três quartos dos 3.000 potenciais consumidores inquiridos planeavam, no Dia de Solteiros, gastar o mesmo ou menos do que em 2022.
Também as grandes plataformas de comércio eletrónico, como a Alibaba e a JD, tentaram seduzir o público com preços baixos, embora tenham mantido o perfil discreto. Nos últimos dois anos estiveram sob escrutínio estatal pelo seu crescente poder, no que diz respeito à divulgação dos seus lucros neste dia.