Neste momento em que as empresas privadas encontram um ambiente pouco amigável no Governo, herdeiros do Banco Itaú militam pela esquerda com desenvoltura. O Itaú Cultural tem na direção a acionista Neca Vilela, entusiasta do Presidente Lula e do bloco de esquerda. Já João Moreira Salles, filho de Walther Moreira Salles, é fundador e membro do Conselho Editorial da Piauí, revista de alta qualidade que publica o que existe de melhor na inteligência de esquerda brasileira. João e o irmão, o cineasta Walter Salles, estariam trocando ou vendendo com os outros dois irmãos as ações do banco por uma questão de coerência. Esquerdista banqueiro é curioso, mas, no Brasil, tudo pode acontecer, como a Federação das Indústrias de São Paulo ter como presidente Josué Alencar Gomes da Silva, filho do vice de Lula nos dois mandatos anteriores e cujas indústrias estão em Minas e no Nordeste. O empresariado carece de um líder afirmativo e que defenda o capitalismo como mola do desenvolvimento económico e social. Nenhum protesto à decisão de não se vender mais estatais e devolver a Petrobras à influência de políticos.
Fica difícil dar certo!
VARIEDADES
• Os dois feriados prolongados de novembro animaram o turismo no Rio, além do grande jogo da decisão da Taça dos Libertadores com os argentinos no Maracanã. Mais de 700 mil turistas passaram pela cidade.
• A Vale, gigante da mineração, vai distribuir ainda este ano um mil milhões de euros de dividendos. A empresa também recomprou ações para valorizar seus papéis, que são negociados nas bolsas internacionais.
• Argentina está com escassez de combustíveis, em especial diesel. E Lula procura uma ajuda emergencial antes da eleição do dia 19.
• A indústria automobilística brasileira enfrenta um momento delicado. Volkswagen e General Motors estão com unidades paradas.
• A primeira exportação de açúcar em contéineres foi um sucesso no Porto de Paranaguá. O preço do produto subiu em função da Índia ter suspendido suas vendas externas.
• O antigo cinema Roxy, em Copacabana, será transformado numa megacasa de espetáculos voltados para os turistas. Terá folclore de diversas regiões do Brasil, com música, restaurante e dança. O empreendimento é de Alexandre Accioly, responsável por outros negócios na área do turismo e entretenimento.
• Em dezembro, a empresa americana Delta fará voos diretos do Rio para Nova York. O Brasil ainda não se recuperou da falência da Varig.
• A recuperação do centro histórico do Rio está começando pelo lado cultural e gastronómico. Muitas das igrejas centenárias abertas nos finais de semana, como a antiga Sé, onde D. João VI foi coroado e seu filho se casou e foi coroado Imperador do Brasil. E o mais antigo restaurante da cidade, Rio Minho, de 1884, passou a abrir aos sábados, na região.
• Nova frente da fruticultura brasileira surge no entorno de Brasília, com produção de mirtilo. E já com estudos adiantados para framboesas. O clima não é frio, mas seco, o que ajudaria na adaptação das frutas. Physalis já tem produção na região.