A SIBS, entidade gestora do Multibanco, divulgou, esta terça-feira, que as compras totais dos portugueses, na Black Friday, aumentaram 12% este ano, face a 2022. Contudo, o valor médio recuou 4% para 39 euros, tendo o peso das compras ‘online’ aumentado para 24%.
De acordo com a entidade bancária, na Black Friday de 2023, mais de um quinto (24%) do valor gasto pelos portugueses foi em compras online, um peso que supera em dois pontos percentuais o valor de compras ‘online’ registado no ano passado.
Os dados da SIBS Analytics apontam ainda que o MB WAY “continua a ganhar destaque e a assumir-se cada vez mais como um dos métodos de pagamento preferidos em Portugal”.
Na Black Friday deste ano, registou-se um crescimento de 63% nas compras ‘online’ e de 68% nas compras físicas face a 2022.
Respetivamente ao valor médio de compras, a SIBS nota uma diminuição de 4% em 2023 face ao período homólogo, de 40,4 euros para 39 euros.
“Nos últimos anos, os consumidores têm vindo a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week, acompanhando as campanhas comerciais relacionadas com este período”, nota a SIBS.
“Neste contexto – explica – durante a Black Week verificou-se um aumento de 14% no valor de compras totais face a 2022” e, “em linha com esta evolução, a variação em euros do total de compras na Black Friday também registou um aumento de 12% face a 2022”.
Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos continuam a verificar-se nas categorias de “moda e acessórios” (+167% face à média diária do mês de novembro), “beleza, cosméticos e perfumes” (+143%) e “material desportivo e recreativo” (+85%).