Cinemas portugueses com mais audiência em 2023

Até novembro, o filme mais visto nas salas de cinema foi “Barbie”, de Greta Gerwig, com 892.899 espetadores e 5,2 milhões de euros de bilheteira.

Os cinemas portugueses tiveram, até novembro deste ano, um aumento de 34,4% de audiência em relação ao mesmo período de 2022. Segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), neste período, passaram pelas salas em Portugal 11,2 milhões de espetadores. 

De acordo com as estatísticas mensais do ICA, divulgadas esta quarta-feira, aquele aumento de 34,4% entre janeiro e novembro deste ano representa mais 2,8 milhões de bilhetes emitidos, comparando com igual período do ano passado. 

Sobre a receita de bilheteira, e faltando ainda contabilizar as exibições de dezembro, 2023 registou um aumento de 40,2% (mais 19,1 milhões de euros) face a 2022, totalizando 66,8 milhões de euros.

Do total de 66,8 milhões de euros de receita bruta obtidos entre janeiro e novembro, 27,9 milhões de euros foram faturados pela distribuidora Cinemundo, atual líder de mercado. Seguiu-se a distribuidora NOS Lusomundo Audiovisuais, com 26,2 milhões de euros faturados. 

Dos 11,2 milhões de espectadores que foram ao cinema até novembro, nove milhões viram filmes distribuídos por aquelas duas empresas.

Até novembro, o filme mais visto nas salas de cinema foi “Barbie”, de Greta Gerwig, com 892.899 espetadores e 5,2 milhões de euros de bilheteira.

O filme português mais visto este ano, até novembro, foi “Pôr do sol: O mistério do colar de São Cajó”, de Manuel Pureza, com 118.529 espetadores e cerca de 692 mil euros de receita de bilheteira.