O aeroporto do Porto atingiu, pela primeira vez, 15 milhões de passageiros num ano, na passada terça-feira, adiantou a ANA – Aeroportos de Portugal e a Vinci, em comunicado.
Na nota divulgada, esta quarta-feira, a gestora sublinha que o grupo continua a trabalhar no “compromisso com a região norte”, procurando impulsionar o “aumento da conectividade aérea do aeroporto do Porto”.
A ANA – Aeroportos de Portugal, explicou ainda, que esse trabalho se traduz “em crescimento” e que ficou “simbolicamente” refletido na “receção do passageiro 15 milhões, que viajou na companhia Turkish Airlines, com origem em Istambul e aterrou durante a tarde no aeroporto do Porto”.
Nomeadamente, no mesmo dia em que se alcançou esse máximo, “o aeroporto do Porto atingiu outro recorde, quando o voo da TAP Air Portugal, com origem em Nova Iorque, foi o movimento número 100.000 ao aterrar, durante a manhã, no aeroporto do Porto, constituindo também um novo recorde de aterragens e descolagens num só ano”.
O aeroporto do Porto continua a “diversificar com sucesso as ligações diretas aos principais mercados na Europa e a crescer significativamente o tráfego em ligações diretas intercontinentais”, acrescenta a nota, que precisa também que estas ligações aumentaram cerca de 51%, em número de passageiros, face ao ano anterior.
A empresa já confirmou que, no próximo ano, haverá um reforço de voos de longo curso, nomeadamente para a América do Norte, como Boston, Nova Iorque e Toronto, com a Azores Airlines.
A ANA e a Vinci recordam que o aeroporto do Porto serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação a 2021, sublinhando que o anterior recorde 13 milhões de passageiros tinha sido atingido em 2019.
O Porto está ligado a mais de 106 destinos diretos, através de 30 companhias aéreas, sendo que este ano, recebeu mais sete companhias e 17 novas rotas.