O Navio da República Portuguesa (NRP), Figueira da Foz, terminou, esta quarta-feira, o acompanhamento de um navio de investigação russo, que navegou em águas nacionais.
Num comunicado divulgado pela Armada, lê-se que: “O NRP terrminou hoje o acompanhamento do navio de investigação científica russo ‘Akademik Keldysh’, que tinha começado no dia 25 de dezembro. O navio da Marinha largou de Ponta Delgada durante o dia de Natal para acompanhar e monitorizar o navio de investigação científica russo”.
O NRP Figueira da Foz tem uma guarnição de 36 militares e é comandado pelo capitão-tenente Pereira Eusébio, e tem estado em missão na Zona Marítima dos Açores, “onde estará até meados de fevereiro de 2024”.
A Marinha Portuguesa compromete-se ainda, na nota divulgada, a continuar a “monitorizar e a acompanhar a passagem deste tipo de navios, efetuando a patrulha permanente dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional de modo a garantir que não são realizadas quaisquer atividades lesivas para o país e a promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar”.