A Iberdrola Clientes Portugal foi condenada a uma multa de de 279 mil euros, reduzida para 139.500 euros, por 49 contraordenações relacionadas com contratos, pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Em comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, o regulador da energia apontou que foram analisados factos relativos ao período entre 2018 e 2022.
“Atendendo à colaboração da visada no decurso do inquérito, ao reconhecimento das infrações a título negligente, às medidas apresentadas e às compensações atribuídas aos clientes lesados, a coima foi reduzida para 139.500 euros, já pagos”, esclareceu a ERSE.
Recorde-se que o regulador abriu o processo de contraordenação depois de ter recebido várias denuncias a reportar falhas nos procedimentos de celebração de contratos e mudança de comercializador nos mercados da eletricidade e do gás natural.
No decorrer do processo, a Iberdrola reconheceu os factos apontados pela ERSE e a sua responsabilidade a título negligente, disponibilizando-se para compensar os 30 consumidores lesados no valor global de 1600 euros.