O antigo presidente, dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, apresentou, na passada quarta-feira, recurso contra uma decisão do Supremo Tribunal do Colorado, que considerou, o candidato republicano, inelegível para as eleições presidenciais deste ano.
O pedido de anulação, apresentado por Trump, no Supremo Tribunal dos EUA, diz respeito a uma decisão, tomada pela justiça do Colorado, que concluiu que o antigo presidente esteve envolvido na rebelião, em 06 de janeiro, de 2021, durante o ataque ao capitólio, tendo invocado a 14.ª Emenda da Constituição, para reivindicar a sua inelegibilidade.
O recurso foi apresentado pela defesa de Trump, um dia depois de ter sido apresentado um pedido semelhante no Estado do Maine, que chegou à mesma conclusão que o Colorado, considerando o republicano igualmente inelegível para as primárias republicanas.
A histórica acusação de Donald Trump, em 01 de agosto a nível federal e depois em 14 de agosto pelo Estado da Geórgia (sudeste), pelas suas tentativas alegadamente ilícitas de obter a reversão dos resultados das eleições de 2020, abriu um debate jurídico sobre a sua possível inelegibilidade, levando a recursos em vários estados.
Recorde-se que Donald Trump não precisa de vencer no estado do Colorado para conseguir uma nomeação a candidato presidencial, nem para obter a presidência.