Aquela que é conhecida como a maior operadora de jogos de computador da China, a Tencent, anunciou na terça-feira que irá limitar o tempo que os menores de idade no país asiático terão para jogar os seus jogos: estes vão poder jogar no máximo 16 horas durante as férias de inverno e do Ano Novo Lunar.
No seu comunicado, a empresa explica que os menores vão poder jogar às sextas-feiras, sábados e domingos, entre as 20 horas e as 21 horas, durante o período de férias ( entre 22 de janeiro e 24 de fevereiro).
“Recordamos aos jogadores menores de idade que devem organizar o seu tempo de forma racional e jogar com moderação”, lê-se na nota.
Além disso, a Tencent também implementará inúmeras medidas contra o vício do jogo,que incluem a autenticação pelo nome real, pagamentos por tempo limitado e ainda reconhecimento facial para ativação da conta.
Recorde-se que em junho passado, as grandes empresas chinesas de jogos – Tencent, NetEase e MihaYou -, já haviam anunciado o lançamento de um horário de jogo limitado para menores durante as férias de verão, apoiado por tecnologia de inteligência artificial (IA).
Já em dezembro, a China anunciou ainda um novo conjunto de regulamentos para limitar as despesas e as recompensas que incentivam os jogos de computador, “como parte das medidas para evitar a dependência”.
Em 2021, as autoridades chinesas também restringiram o acesso dos menores aos jogos de computador a três horas por semana. O objetivo? “Proteger eficazmente a saúde mental e física” e o “crescimento saudável dos jovens”.