Um grupo de investigadores, britânicos e norte-americanos, afirma que a floresta mais antiga de que há registo está localizada no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e que existe desde a época dos dinossauros.
Já se sabia que no estado de Nova Iorque, na região do Cairo, havia uma floresta ancestral, mas até agora não se sabia exatamente a idade das plantas e árvores que lá existem, segundo a BBC.
Este grupo de investigadores, que inclui uma equipa da Universidade de Binghamton (EUA) e outra de Cardiff (País de Gales), analisou fósseis de plantas para calcular a idade da floresta, tendo chegado à conclusão de que a zona arborizada já chegou a alcançar mais de 400 quilómetros.
Os cientistas usaram técnicas de paleobotânica (o estudo das plantas ancestrais) para mapearem a floresta, trabalho iniciado em 2019. Através da análise dos fósseis conseguiram perceber que se tratava da floresta mais antiga do planeta.
Concluíram também que as árvores que existiam na região não se reproduziam da mesma forma que as atuais árvores. Em vez de espalharem sementes, reproduziam-se através da libertação de esporos.