A Google confirmou esta terça-feira a eliminação de “algumas centenas” de cargos da sua equipa de publicidade global. A razão é o uso crescente de Inteligência Artificial (IA) para eficiência e criatividade.
A gigante da tecnologia argumenta que os cortes de empregos na sua equipa de vendas de anúncios para “grandes clientes” têm como objetivo melhorar o suporte às pequenas e médias empresas que anunciam nas suas plataformas.
A decisão não faz qualquer referência direta ao anúncio da Google que a Inteligência Artificial generativa (IA) está a invadir vários setores, entre eles a publicidade.
Na semana passada, a unidade de computação na cloud do Google anunciou novas ferramentas de IA para ajudar os vendedores a “personalizarem lojas online, modernizar operações e transformar a implantação de tecnologia nas lojas”.
“Em apenas um ano, a IA generativa passou de um conceito pouco reconhecido para um dos recursos de avanço mais rápido em toda a tecnologia e uma parte fundamental das agendas de muitos vendedores”, afirmou a empresa em comunicado.
De acordo com a empresa, as novas ferramentas de IA da Google permitem que os vendedores integrem facilmente agentes virtuais em sites, ou aplicações móveis. Assim, podem fornecer ajuda personalizada e recomendações aos compradores.
A gigante tecnológica citou uma investigação, segundo a qual 80% dos vendedores norte-americanos perceberam a necessidade urgente de adotar IA nas suas operações