Mas sempre pensei que os cães têm pouca capacidade nesta habilidade, sendo andarilhos infelizes em busca de companheiros, comida ou outras fortunas. No entanto, recebi recentemente este exemplo de fortaleza e resolução canina da AAQ – Associação de Animais da Quinta que tem um centro de resgate e alojamento em Covelo-Gondomar, no norte de Portugal:
“Recebemos um pedido para resgatar e tratar um cão de grande porte que era líder de uma matilha que vivia na localidade de Milheirós, Gaia. Para transportá-lo para a clínica veterinária tivemos que usar tranquilizantes. Após o procedimento ele precisou de tempo para se recuperar e foi levado pela nossa ambulância animal ao nosso abrigo que ficava a cerca de 20 km de distância.
No dia seguinte descobrimos que ele estava desaparecido por ter escapado por uma abertura na cerca de arame. Procuramos por ele sem sucesso, mas no final da tarde foi relatado que ele havia retornado à sua matilha! Incrível quando se considera que ele estava sonolento devido à anestesia durante a viagem em uma rota cross-country que também era nova para nós. No entanto, em menos de um dia ele conseguiu retornar para liderar o grupo.”
A AAQ foi fundada há vinte anos por um grupo dedicado de voluntários que abriga quarenta animais em seu abrigo que conta com miniclínica, playground com piscina e área para treinamento. Eles também fornecem um serviço local de ajuda e aconselhamento que é especialmente útil para idosos com recursos limitados. Detalhes podem ser vistos em pequenos vídeos que estão disponíveis aqui
Tomar 23-01-2024