Os líderes dos maiores sindicatos agrícolas franceses, FNSEA e JA, que anunciaram um “cerco” a Paris, foram convocados, esta segunda-feira, para se reunirem com o primeiro-ministro de França, Gabriel Attal.
A reunião, de acordo com a agência AFP, está prevista para as 18h00 locais (17h00 de Lisboa) e juntará, para além do governante e dos sindicatos, os ministros da Agricultura e da Transição Ecológica. Nem o governo nem os sindicatos confirmaram, ainda, o encontro.
Os sindicatos que anunciaram o “cerco” pretendem prosseguir com ação, pois estão a concretizar-se bloqueios em alguns dos maiores eixos de acesso à capital francesa. O site de informações de trânsito local, registava pelo menos, oito bloqueios de rodovias e estradas na região.
Emmanuel Macron encontra-se, desde as 15h15 locais (14h15 de Lisboa), reunido com o seu primeiro-ministro, Gabriel Attal, e os titulares das pastas da Agricultura, Marc Fesneau, Economia, Bruno Le Maire, Ecologia, Christophe Béchu, e Interior, Gérald Darmanin, para tentar solucionar o problema.
Já no passado domingo, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, tinha alertado que as forças da ordem não vão impedir os bloqueios de estradas em redor de Paris, desde que sejam respeitadas “as propriedades e as pessoas”, mas que iriam intervir se os tratores tentem entrar ou bloquear Paris ou ainda se cercarem os aeroportos Orly e Charles de Gaulle.