Milhares de músicas vão deixar de fazer parte do Tik Tok

“O TikTok está a tentar construir um negócio baseado na música, sem pagar o valor justo pela música”, disse a Universal Music Group.

A partir desta quarta-feira, milhares de canções, da Universal Music Group (UMG), uma das maiores editoras discográficas do mundo, vão abandonar a plataforma Tik Tok, devido a desacordos sobre um novo contrato, entre a empresa e a firma chinesa.

Os sucessos de artistas de renome, como Taylor Swift, The Weekend, Bad Bunny e Rosalía, podem abandonar a plataforma chinesa, já a partir da meia noite desta quarta-feira, altura em que explica o atual acordo com o Tik Tok, explica o gigante industrial em comunicado.

A Universal acusa a plataforma, com sede em Xangai, de usar táticas de intimidação para a forçar a aceitar um contrato “menos justo e menos valioso”, do que o atual.

Na nota, a discográfica informou que o Tik Tok sugeriu, nas negociações do novo contrato, passar a pagar aos artistas muito menos por reproduções e utilização das canções, do que as outras plataformas e redes sociais oferecem.

A UMG nota ainda que a rede social recusou tomar as medidas necessárias para proteger os artistas “da proliferação” de conteúdos gerados por inteligência artificial e da violação de direitos de autor.

“O TikTok está a tentar construir um negócio baseado na música, sem pagar o valor justo pela música”, lê-se no documento divulgado.

Em contrapartida, a plataforma tecnológica chinesa disse, em comunicado, ser “triste e dececionante que a Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância à frente dos interesses dos seus artistas”.

O Tik Tok refutou as declarações da Universal, declarando-as como “falsas”, explicando que a UMG tinha “optado por se afastar do poderoso apoio de uma plataforma que tem mais de mil milhões de utilizadores e que serve de veículo gratuito para a promoção e descoberta do seu talento”.

De acordo com a própria editora, o TikTok representa apensa 1% do volume de negócios total da Universal.