Há 60 anos que a Alpine está ligada ao desporto automóvel. Teve uma presença marcante nos ralis com o A110, carro que durante muito tempo dominou as provas de estrada, e nas 24 Horas Le Mans com o A442 B, derrotando a poderosa Porsche em 1978. De salientar que a Alpine e a Ferrari são as únicas marcas com andamento para participarem nos dois principais campeonato do mundo: Fórmula 1 e Resistência, que têm a primeira prova no Bahrain e Qatar, a 2 e 3 de março.
A Alpine entra em ação com duas poderosas máquinas “é um momento único apresentar o carro de Fórmula 1 e o Hipercar na mesma sala. É a prova do trabalho árduo realizado pelos milhares de colaboradores nas fábricas no Reino Unido e em França. O ano vai ser muito intenso e exigente. Estamos ansiosos por continuar o trabalho e levar o nome Alpine ao sucesso”, afirmou Bruno Famin, diretor-interino da Alpine Racing.
A Alpine manteve os pilotos Pierre Gasly e Esteban Ocon para a Fórmula 1. Os franceses vão tripular o novo A524 com a missão de colocar a equipa no Top 5 (o ano pasado foi 6.ª), mas para isso é preciso vencer corridas. O monolugar tem uma linha agresiva e estilizada de modo a favorecer a aerodinâmica que é fundamental para ser veloz “o carro de 2024 é completamente novo da dianteira até a traseira”, explicou Bruno Famin. O monolugar vai apresentar cores diferentes ao longo da época; em 16 Grandes Prémios o preto é a cor dominante, com detalhes em azul e rosa, em oito corridas a carroçaria vai ter muito rosa. O novo A524 tem o shakedown a 20 de fevereiro, e seguem-se três dias de testes oficiais, no Bahrain, de 21 a 23 de fevereiro.
Os pilotos gostaram do que viram. “É um carro incrível, que teve muito trabalho, estou muito animado. A temporada vai ser intensa e temos de estar bem preparados física e mentalmente. Estou confiante que posso tirar melhor partido de mim próprio e maximizar o potencial da equipa, espero conseguir mais troféus este ano”, concluiu Gasly. Já Ocon afirmou “parece-me bonito e agressivo, estive no simulador, mas não experimentei o carro real. É emocionante ver o trabalho produzido pela equipa ao longo de milhares de horas. Mal posso esperar para estar em pista, isso vai ter de esperar até ao shakedown”.
A Alpine aposta também no Mundial de resistencia com dois espetaculares A424 da categoría Hypercar. Os carros foram desenvolvidos em colaboração com a Signatech, e o resultado mostra que é possível combinar engenharia com design. Os prototipos têm motor V6 3.4 híbrido (700 cv) e aproveitam a experiencia híbrida adquirida na Fórmula 1.
O lineup dos pilotos dos A424 é formado por Mick Schumacher/Nicolas Lapierre/Matthieu Vaxiviere e pelos novatos Ferdinand Habsburg/Paul-Loup Chatin/Charles Milesi. Mick afirmou estar preparado para a estreia nas provas de resistencia “nunca conduzi carros fechados. O maior desafio é a gestão do tráfego, mas quero ganhar experiência e alargar os meus horizontes. Estou feliz por estar aqui e partilhar o carro com dois pilotos experientes. A decisão foi bastante clara, é a coisa mais próxima da Fórmula 1”, disse o filho do heptacampeão do mundo Michael Schumacher, que poderá substituir Lewis Hamilton na Mercedes em 2025, até porque já é piloto de reserva da equipa alemã.
O primeiro teste de fogo é no Prólogo do WEC no Qatar, a 24 e 25 de fevereiro, onde se realiza a corrida de seis horas no fim de semana seguinte.