Quasar mais brilhante descoberto

Astro é mais de 500 mil milhões de vezes mais luminoso do que o Sol

O Observatório Europeu do Sul (OES) anunciou esta segunda-feira que astrónomos descobriram o quasar mais brilhante. O OES opera o telescópio que permitiu a descoberta do quasar ‘J0529-4351’, que dista mais de 12 mil milhões de anos-luz da Terra. 

Os quasares são núcleos brilhantes de galáxias distantes, formados por buracos negros (corpos densos e escuros inferidos pela atração gravitacional que exercem sobre a matéria) com massas colossais.

Em comunicado o OES revela que o buraco negro do quasar ‘J0529-4351’ está a crescer em massa o equivalente a um Sol por dia, “o que faz dele o buraco negro com o crescimento mais rápido descoberto até à data”. A descoberta foi divulgada na revista da especialidade Nature Astronomy.

Segundo o OES, que opera o telescópio VLT, no Chile, na origem da descoberta, “os buracos negros que alimentam os quasares retiram matéria do meio que os rodeia por um processo tão energético que faz com que o objeto emita enormes quantidades de luz”.

“É por isso que os quasares são dos objetos mais brilhantes do céu, sendo que mesmo os mais distantes são visíveis a partir da Terra”, salienta o comunicado. No caso do quasar ‘J0529-4351’, a sua luz demorou mais de 12 mil milhões de anos a chegar até à Terra.

O OES, organização astronómica da qual Portugal faz parte, acrescenta que a matéria que está a ser puxada em direção ao buraco negro, sob a forma de um disco.

O processo emite tanta energia que faz com que o quasar ‘J0529-4351’ seja mais de 500 mil milhões de vezes mais luminoso do que o Sol.