A Câmara Municipal de Almada encontra-se a distribuir, pelas escolas do concelho, ‘kits’ de higiene menstrual, com produtos recicláveis, seguindo assim as recomendações do Conselho Municipal da Juventude.
O vereador Filipe Pacheco, num comunicado divulgado, esta quinta-feira, explica que esta medida procura lutar contra o “problema da pobreza menstrual e fazê-lo de uma forma ambientalmente consciente”.
Atualmente, quase 40 alunas receberam os primeiros ‘kits’, numa ação realizada na Escola Básica da Caparica, sendo que a autarquia pretende alargar a medida a cerca de 900 estudantes do 7º ao 12º ano.
Cada conjunto possui uma bolsa com dois pensos higiénicos, reutilizáveis, e um copo menstrual, adquiridos pela Câmara Municipal de Almada.
A ideia surgiu de uma proposta aprovada pelo Conselho Municipal de Juventude de Almada (CMJA).
A Câmara Municipal de Almada pretende combater um fenómeno, retratado num estudo, divulgado pelo jornal Expresso, de que de que 12% das raparigas inquiridas admitiram já ter faltado às aulas por não terem possibilidade de comprar produtos de higiene menstrual.
Numa fase inicial, a medida procura alcançar apenas 10% do universo das estudantes de Almada, avaliando então o impacto da medida proposta pelos jovens com assento no CMJA.